7 COISAS QUE SEUS PÉS PODEM ESTAR TENTANDO ALERTAR DE QUE ALGO NÃO VAI BEM EM SUA SAÚDE
Quando está tudo aparentemente bem, não damos a devida atenção nos nossos pés, mas assim que algo sai fora do normal, é impossível ignorá-los. Seus pés podem estar te alertando, de que algo não está bem em sua saúde!
Infelizmente, estamos acostumados a não dar a devida atenção aos nossos pés, dedicamos cuidados diários com a beleza do rosto, das mãos, pernas e braços, facilmente percebemos quando alguma coisa não está como normalmente é, mas, não cuidamos com o mesmo carinho e intensidade dos pés, deixamos eles de lado, os escondemos entre meias e sapatos.
Só o notamos e percebemos anormalidades quando os pés apresentam algum sintoma incômodo, e este fato não é totalmente ruim, uma vez que determinados problemas de saúde considerados graves, se manifestam inicialmente com sintomas nos membros inferiores.
Confira abaixo, alguns sintomas comuns, que não devem ser ignorados, e o que eles dizem sobre sua saúde.
Pés frios
Este é um dos sintomas mais comuns, na maioria das vezes acreditamos tratar de uma condição normal, e muitas vezes não se trata de nada grave mesmo, mas a sensação de frio crônico nos dedos requer atenção, pode sinalizar má circulação sanguínea. O tabagismo, é um dos favores que pode agravar essa situação, não descartando outros possíveis problemas de saúde relacionados a ele, que podem desencadear uma baixa na capacidade de absorção de oxigênio dos pulmões, o que causa níveis baixos de oxigênio na corrente sanguínea. Doenças cardíacas, podem estreitar as artérias E causar dificuldade de circulação do sangue. Os pés e as mãos são membros sensíveis à má circulação podendo ficar gelados. Caso perceba que seus pés estão constantemente frios, procure um médico para que examine sua saúde e assim possa diagnosticar a presença de algum problema subjacente.
Coceira nos pés
Apesar do desconforto que a coceira causa, ela não representa algo preocupante. A coceira é um sinal constante em pessoas que passam muito tempo com calçados fechados, a umidade pode provocar uma infecção fúngica, resultando em escamação da pele e coceira, estado conhecido por pé de atleta. Essa condição precisa de tratamento e pode ser transmitida a outras pessoas. Além disso, coceira pode ser um sinal de alergia a determinados produtos e psoríase.
Descoloração da pele
Essa condição pode ser causada por pé de atleta e por outros problemas de saúde. Um deles é o fenômeno conhecido por Raynaud, que causa alteração na cor da pele, em casos de frio ou estresse. Em caso de manifestação de Raynaud, a cor da pele pode ficar esbranquiçada, conforte as artérias se estreitam diminui o fluxo de sangue, podendo deixar o local frio e entorpecido, em alguns casos, o fluxo de sangue sofre uma queda maior, d3ixando a pele em tom azulado. Com a circulação regularizada, o tom da pele por ficar avermelhada até atingir o tom natural. Esse fenômeno pode surgir estando ou não relacionado a um problema de saúde grave, é bom ficar atento, já que pode representar sintomas de doenças como lúpus e artrite reumatoide.
Pés inchados
inchaço nos pés é comum e pode atingir qualquer pessoa, valendo atentar para a situação. Uma torção, uma viagem longa, muito tempo em pé, sapatos apertados podem desencadear essa condição. Observe, no entanto, a durabilidade desse sintoma, caso permaneça por mais de 2 ou 3 dias, pode indicar algo mais sério, tal como: doença cardíaca congestiva, problema renal, efeito colateral de medicamentos usados para o controle de diabetes e hipertensão. Reumatoide e osteoartrite também podem causar esse incômodo nos pés. Analise o inchaço e caso esteja acompanhado de dor no peito, dificuldades para respirar e tontura, vá imediatamente ao médico.
Sensação de queimação
A sensação de queimação nos pés pode surgir leve, como um entorpecimento ou formigamento, ou mais forte, com dores que atrapalham o sono. Os pés cansados podem desenvolver essa sensação de forma leve e passar rápido, mas em casos graves, essa queimação pode se apresentar como sinal de uma lesão nos nervos. Fique atento e caso os sintomas persistam por semanas, se aumentar a intensidade dos sintomas, e a sensibilidade nos pés e dedos, procure um médico. É recomendado repouso, coloque os pés para cima ou em água fria.
Dor no dedão do pé
A dor localizada pode representar uma condição específica de saúde. Em casos de unha encravada, pode causar dor na ponta do dedo e no canto da unha, porém se apresentar dor intensa e repentina, que se repete na articulação do dedão, pode indicar que você está com gota, condição que representa uma forma complexa de artrite. Os sintomas são: dor forte, desconforto e costumam surgir durante a noite. Se notar esses sintomas , vá ao médico.
Unhas dos pés
As unhas também podem sinalizar que sua saúde não vai bem. Note se elas apresentam manchas amareladas, isso pode indicar infecção fúngica, como a onicomicose. Requer atenção e tratamento, pois pode espalhar para os outros dedos. Apesar de não ser grave, causa dor intensa. Em portadores de diabetes, essa condição pode prejudicar a circulação sanguínea e desencadear outras complicações.
Nenhum comentário: